Educação
Conceito de currículo: O que ensinar/ como ensinar/ porque ensinar e quando avaliar.
Currículo é uma palavra proveniente do latim currere, que indica caminho, trajetória, um percurso a se realizar nas relações existentes entre escola e sociedade.
Características do projeto curricular:
O currículo vem sendo uma proposta educativa que se desenvolve nas práticas pedagógicas,percebemos que currículo é o meio caminho pela qual as escolas tentam satisfazer os fins de educação, sendo um dos colaboradores na elaboração dos parâmetros curriculares nacionais (PCN), para compreender o currículo, a partir de quatro estratégias há quatro componentes que irão estruturar o projeto curricular.
O que ensinar: são as intenções educativas nos conteúdos. COLL (apud Andrade, 2003, p. 13), diz que estes conteúdos “devem ser analisados em seus aspectos lógicos ou psicológicos”.
Quando ensinar: é a estrutura lógica psicologia dos conteúdos.
Como ensinar: é a intervenção pedagógica a método utilizado. COLL (Apud Andrade, 2003) diz que este precisa considerar e respeitar as diferenças individuais e a pluralidade cultural.
O que, como e quando avaliar: COLL (Apud Andrade, 2003, p. 13), nos diz que a avaliação deve permitir o “ajuste da intervenção pedagógica, as características individuais dos alunos e de determinar o grau de consecução das intenções educativas dos projetos pedagógicos”.
Conteúdos de ensino:
Com a criação te documentos nacionais norteadores foi possível, a partir da década de 80 com a abertura politica e cm a instituição de um estado democrático, com a Constituição Federal de 1988, como é o caso dos parâmetros curriculares nacionais e parâmetros em ação. Tendo como objetivo das PCNC (Brasil, 1997) é estabelecer à equipe pedagógica. Os PCN tem função definidora do currículo mínimo, orienta praticas pedagógicas e organiza a estrutura escolar e uma das preocupações centrais dos PCN é o tema da cidadania que