Educação
CURSO: ALFABETIZAÇÃO
ÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Jocilene Alves Pinheiro Vaz
Baixo Guandu – ES, Outubro de 2009
JOCILENE ALVES PINHEIRO VAZ
ÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Trabalho apresentando em cumprimento as exigências do curso de Alfabetização, do Centro Educacional “Adevalni Azevedo” – CELF.
Baixo Guandu – ES, Outubro de 2009
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
1. ÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO.................................................................................04
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
INTRODUÇÃO
O período de alfabetização é um momento único em que a criança se vê envolvida por diversas situações novas, sendo o professor o seu guia e mediador nessa caminhada. Portanto, os princípios éticos devem ser seguidos de forma a obedecer essa lógica e serem inseridos no contexto diário dos alunos com o objetivo de apresentá-los a esse universo de normas, regras e valores que compõem a sociedade a que está inserida.
Nos dias de hoje a ética parece ter sido esquecida por muitos, mas ainda existem aqueles que acreditam que se ensinada desde cedo com certeza ela poderá mudar o pensamento das futuras gerações.
Assim, a contextualização da ética na alfabetização deve ocorrer de forma gradativa, levando-se em consideração as ações sociais, culturais e políticas que os indivíduos estão envolvidos, dessa forma as crianças cresceram com os princípios éticos enraizados em seu aprendizado e com isso podem modificar o meio a que estão