Educação
Considerada como um importante fator na vida dos indivíduos, a Educação Física contribui para a melhoria da saúde da população, e constitui um compromisso primordial do Profissional de Educação Física.
Na 1ª Conferencia Nacional de Atividade Física para a Saúde, realizada em 17 de maio de 2004, em Brasília (DF). Exaltaram a relevante importância dos conhecimentos técnicos e científicos do profissional graduado de Educação Física para a difusão dos ensinamentos na área do esporte.
Em Assembléia Geral a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2005 como o “Ano Internacional do Esporte e da Educação Física”. A resolução considera o papel da Educação Física e do esporte como meio de promoção da educação, saúde, desenvolvimento e paz. O documento destaca ainda dentre outros, a promoção de desenvolvimento humano através da Educação física e do esporte, por meio de seus programas para os países. Neste documento, os Ministros de todos os países em Assembléia Geral, expressaram o compromisso em assegurar que o papel da Educação Física e do esporte seja reconhecido e desenvolvido em sua plenitude. A Educação Física e o esporte Constituem em instrumentos primordiais não apenas em termo de saúde e desenvolvimento físico, mas também para a aquisição de valores necessários para a coesão social e o diálogo intercultural.
O documento convida as instituições a promoverem a Educação Física e o esporte para todos, convida ainda os povos a trabalharem coletivamente, de forma que o esporte e a Educação Física possam oferecer oportunidades no sentido que haja solidariedade, cooperação e promoção da cultura, paz, igualdade social, diálogo e a harmonia.
O reconhecimento da contribuição do esporte e da Educação Física para o desenvolvimento econômico e social, bem como a construção e restauração de estruturas esportivas também fazem parte da resolução.
O documento incentiva os governos e o sistema das Nações Unidas a procurarem encontrar