Educação é transmissão
“A Educação é o que sobra depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola”.
O Sistema Educacional hoje no Brasil é muito defasado, não atende mais as necessidades dos alunos. Para começar a Escola iguala todos os alunos, ela não procura saber a realidade e o nível de aprendizagem de cada um. O ambiente escolar não proporciona uma aprendizagem significativa e esquece que cada aluno é um mundo a ser descoberto e explorado.
“Esperávamos que no século XXI os jovens fossem solidários, empreendedores e amassem a arte de pensar. Mas muitos vivem alienados, não pensam no futuro, não têm garra e projetos de vida. Professores e Alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros. Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores. A culpa é dos ilustres Professores? Não! A culpa é do Sistema Educacional doentio que se arrasta por séculos." (Cury, pág.12/2003)
“Enxergue o mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER, a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury, pág. 65, 2003).
Os alunos devem ser preparados para explorarem o desconhecido, não devem ter medo de falhar, mas devem ter medo de não tentar. A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.
“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um Semeador de idéias”. (Augusto Cury,pag.55 /2003)
Referências: Cury, Augusto Jorge, Pais brilhantes e Professores fascinantes, Rio de Janeiro: Editora: Sextante, 2003.
Seber, Maria da Glória, O diálogo com a criança e o desenvolvimento do Raciocínio, São Paulo; Editora Scipione,