Educação e Tecnologia
Disciplina: Tecnologia aplicada na Educação
Professor: Rodrigo
Artes Visuais
Identificar por meio do texto do pesquisador João Augusto Bastos, as relações que estabelecem o contexto teórico- prático apresentado pelo autor.
Educação e Tecnologia
A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnologia. Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares. A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica, e, conseqüentemente, exige entendimento e interpretação de tecnologias. Neste contexto, a educação apresenta-se não como necessidade universal, mas como compreensão dos homens, dos fenômenos humanos e dos fatos, pois a sociedade moderna inclina-se fortemente para o trabalho industrial, correndo o risco de abandonar os fundamentos da própria vida. É necessária uma postura critica em relação à tecnologia, para que o homem continue sendo homem e não sucumba. A educação, por mais tecnológica e profissionalizante não pode se esquecer do ser humano. Educar pensando