Educação e Sociedade
Nome: Handrés Idepski Povidaiko Nº27 Educação e a Sociedade
Atualmente, a melhoria na educação é um tema muito abordado, não somente no Brasil mas em todo o mundo, tendo grande destaque na sociedade contemporânea. Apesar dos inúmeros avanços presenciados nas ultimas décadas, é um fato que ainda há um grande caminho a se trilhar, principalmente no Brasil, onde há uma grande defasagem no ensino e os estudantes reivindicam seus direitos, como foi possível constatar nas manifestações de junho de 2013.
Nas manifestações foi possível constatar que havia claramente uma luta por redistribuição, não apenas pelo de renda, mas também por conhecimento. Tais reivindicações reconhecem a precariedade do sistema de educação pública atual e sendo assim, manifestam o desejo de se equiparar com instituições privadas tidas como centros de educação de ponta, portanto há um desejo de melhorias, e por trás disso, também há mascarado um desejo de redistribuição de riquezas, possível a partir da igualdade entre os estudantes, que passam a possuir as mesmas oportunidades. Além disso, ao se mobilizarem por seus direitos, os estudantes se diferenciam, isto é, há uma luta por reconhecimento, no sentido de legitimar o movimento estudantil e também reconhecer a participação dos jovens na sociedade atual. Basta lembrarmos que a palavra estudantes é intimamente ligada a juventude, e a juventude brasileira luta por um espaço, isto é, o seu reconhecimento na sociedade.
Embora lutas por reconhecimento e lutas por redistribuição muitas vezes sejam contrárias umas a outras, pois enquanto uma exalta a diferenciação a outra acaba com tais diferenças, porém como a pensadora estadunidense Nancy Fraser defende em seu artigo Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era "pós-socialista", ambas podem trabalhar em conjunto e a sociedade precisa tanto de justiça referente ao