Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
1º. RESUMO DA OBRA
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. cap. 2. Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação, p. 37-51. Em seu capitulo 2 da obra indicada na bibliografia, a educação pode ser discutida em três sentidos de entendimento, que passaremos a tratar a seguir. Cada sentido tem características especificas e o autor garante que ainda está presente no contexto educacional. Concordamos com essa afirmativa, pois temos presenciando as três posturas em diversos ambientes de ensino.
No primeiro A educação no sentido de redenção, tendo esta como redentora da sociedade entendendo- se a educação como veículo voltado a formação da personalidade do cidadão. Entende-se a mesma em um sentido quase que religioso sendo ela o único meio para a redenção ou salvação do individuo. Mas com tudo não entendendo essa salvação no sentido espiritual ou religioso mas uma salvação para a convivência harmoniosa do individuo.
No segundo temos a educação como reprodutora onde a educação não redime a sociedade de suas mazelas mas a reproduz no seu modelo vigente perpetuando se possível ,seria quase que como uma ditadura.
No terceiro temos a educação como veiculo de transformação da sociedade, esta por sua vez tem por objetivo compreender a educação como instrumento de mediação de um projeto social ou seja, por si ela não redime nem reproduz a sociedade mas tem por objetivo transforma-la.
2º. CONCLUSÃO
No primeiro sentido abordado pelo autor dificilmente a educação conseguira atingir seus objetivos, pois pelas experiências vividas e já comprovadamente experimentadas, algo não pode ser compreendido como verdade absoluta. Pois correríamos o risco de nos tornamos carrascos daquilo q mais prezamos o direito e a liberdade de pensar e se expressar.
No segundo temos uma falha espantosa q alguns profissionais em educação ainda se debruçam sobre esse mesmo erro, onde a maioria apenas deseja