Educação e Mudança
CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO IFichamento de citações diretas
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
CAPITULO 1p.16 “Ao instalar-se na quase, senão trágica descoberta do seu pouco saber de si, se fazem problema a eles mesmos. Indagam. Respondem, e suas respostas os levam a novas perguntas.”
p.17 “[...] o poder dos opressores, quando se pretende amenizar ante a debilidade dos oprimidos, não apenas quase sempre se expressa em falsa generosidade, como jamais a ultrapassa.”
p.19 “A superação da contradição é o parto que traz ao mundo este homem novo não mais opressor; não mais oprimido, mas homem libertando-se.” p.22 “Nenhuma pedagogia realmente libertadora pode ficar distante dos oprimidos [...] os oprimidos hão de ser o exemplo para si mesmo, na luta por sua redenção.”
p.25 “Não podem perceber [...] que, se ter, é a condição para ser, esta é uma condição necessária a todos os homens. Não podem perceber eu [...] se afogam na posse e já não são. Já não podem ser.”
p.27 [...] dentro do mundo mágico ou místico em que se encontra a consciência oprimida, sobretudo camponesa, quase imersa na natureza, encontra no sofrimento, produto da exploração em que está, a vontade de Deus, como se Ele fosse o fazedor dessa ‘desordem organizada’.
p. 31 “Não basta que os homens não sejam escravos; se as contradições sociais fomentam a existência de autômatos, o resultado não é o amor a vida, mas o amor a morte.”
CAPITULO 2p.33 “A narração [...] conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado.[...] desta maneira, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador depositante.”
p.34 [...] a) o educador é o que educa; os educandos , os que são educados
b) o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;
c) o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;
d) o