Educação e gestão do conhecimento
As novas tecnologias lançam grandes desafios para a Educação. A implementação de novos recursos tecnológicos nas escolas e atualização do conteúdo curricular não são suficientes para capacitar e preparar os alunos para o futuro. São necessárias novas estratégias que despertem no aluno a curiosidade e o desejo pelo aprender, que estimulem a participação ativa aluno em todo o processo de aprendizagem, e que desenvolvam suas capacidades analíticas, reflexivas e críticas. Os alunos que melhor desenvolverem a capacidade de aprender, adaptar, buscar e aplicar o conhecimento serão os mais capacitados a serem bem sucedidos numa Era altamente tecnológica e de intensas mudanças.
Através de projetos que utilizem adequadamente recursos tecnológicos é possível prover novas oportunidades de desenvolvimento dessas competências, as quais serão úteis ou até imprescindíveis no futuro, bem como facilitar a interação entre professores e alunos e o aumento da motivação e interesse de ambas as partes. As novas tecnologias na sala de aula podem ser valiosas ferramentas para o processo de aprendizagem e seu potencial deve ser explorado.
As novas tecnologias fazem parte integrante da nossa sociedade e lançam grandes desafios para a Educação. Há diferentes projetos que investem na inserção de computadores nas escolas e que incentivam o uso pelos professores de recursos como blogs, plataforma Wiki e simuladores nas salas de aula. Contudo, no meio educacional, o acesso a tecnologia geralmente está condicionado a questões sócio-econômicas. Facilmente identificamos que as classes sociais mais altas têm muito mais acesso a tecnologia, dentro e fora das escolas. Essa minoria mais favorecida possui os melhores recursos disponíveis nas escolas, e ainda, em casa têm um maior acesso ao computador, internet e até mesmo as inovações tecnológicas mais atuais, como tablets e smartphones. Segundo Ibope NetRatings (04/2012), 27% dos