Educação e diversidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Educação e a Pluralidade Cultural
Osasco (2013)
EDUCAÇÃO E A PLURALIDADE CULTURAL
O ser humano é altamente sociável. Só é possível desenvolver-se a partir da convivência com o outro. É a partir das relações sociais que uma criança crescerá e desenvolverá sua formação social, psicológica, emocional, moral e intelectual.
É fato universal que a diferença é uma das características do Homem. Toda vez que nos aproximamos de outros povos, línguas e raças, reconhecemos que existem diferenças no modo de agir, de vestir e na maneira como as diversas culturas praticam suas crenças, costumes e tradições. Mas é no modo de pensar e de agir uns em relação aos outros, que a grande diferença se faz.
A diversidade cultural tornou-se um dos grandes temas abordados pela educação no findar de um milênio, que desperdiçou milhões de vidas humanas em nome da intolerância.
O Brasil traz em sua identidade nacional uma rica herança de mistura de raças. Por isso, é fundamental ensinar aos alunos que a diversidade cultural é parte inseparável da identidade nacional.
Por outro lado, além da discriminação cultural, há de se atentar e combater a discriminação pela desigualdade social. Referindo-se ao vídeo “A Invenção da Infância” evidencia-se as desigualdades sócio econômicas e educacionais dentro do nosso Brasil. Há crianças que ainda padecem em consequência da falta de recursos de toda natureza. Essas crianças têm a sua infância aviltada e interrompida por questões de sobrevivência, ou seja, são responsáveis em complementar o orçamento familiar e fazem o papel de adultos.
Conforme encontra-se nos PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais – Pluralidade Cultura, página 121, “ a desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política. Assim, é imprescindível