Educação e diversidade
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
ROSANA RODRIGUES DOS SANTOS
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
CURITIBA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
ROSANA RODRIGUES DS SANTOS
POLO IFPR – CURITIBA
TURMA 4100
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Educação e Diversidade do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docentes: Okçana Battini
CURITIBA
2012
INTRODUÇÃO
O presente texto apresentará uma pesquisa sobre a Educação e Diversidade, abordando como a escola pode e deve romper com o racismo existente na sociedade e qual é o papel do professor nesse processo.
Podemos dizer que num mundo globalizado em que vivemos, cada vez mais cedo, precisamos aprender a conviver com as diferenças. O etnocentrismo é uma visão que cada grupo adota para olhar o mundo, tendo sua própria cultura como tema central. Alguns anos atrás no Brasil o ensino escolar tinha a ilusão de um país sem diferenças, e que todo o brasileiro era o resultado da mistura de negros, brancos e índios, e com isso ignorando as influências culturais de cada grupo, ou seja, a cultura de outros povos.
É de extrema importância que o professor venha refletir sobre como conviver com as diferenças e que a desigualdade é constitutiva da nossa sociedade, onde atinge por completo os grupos mais fragilizados socialmente, como: os negros, índios, homossexuais e as pessoas com deficiências.
As relações sociais preconceituosas e racistas são , na verdade, reflexo de várias outras situações que marcam a sociedade brasileira. Temos como índice da desigualdade, do preconceito e do racismo a diferença de renda obtida por trabalhadores brancos e negros no Brasil.