Educação e Diversidade
Pedagogia _ Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Disciplina: Educação e diversidade.
Pólo: Ipanema- MG
Aluno (a):
SER DIVERSO É SER HUMANO!!!
Inauguro este texto com uma citação de Augusto Cury, que define bem a Diversidade à qual todo ser humano está inserido.. “Você pode conviver com milhões de máquinas e não sofrer nenhuma frustração, mas, se conviver com um ser humano, por mais que o ame, haverá decepções imprevisíveis e frustrações inesperadas” Augusto Cury- Mulheres inteligentes, relações saudáveis.
Trazendo para o contexto da educação, a sala de aula é onde essas diferenças se encontram, e se houver respeito e confiança, essa diferença pode se transformar em crescimento, os seres humanos se completam, e as diferenças quando se unem podem se tornar um grande aprendizado e crescimento mútuo.
Geralmente, comparamos o outro de acordo com a nossa visão de mundo, por padrão de comportamento, de inteligência, de classe social, de idade. Porém a discussão a respeito de DIVERSIDADE não pode ficar restrita à analise de um comportamento, mas, faz-se necessário incluir e abranger uma discussão política.
A Educação é a única que pode contribuir para que o preconceito seja encarado, sem maquiagens. Para além da pluralidade, devemos valorizar a diferença como manifestação de situações peculiares, de características individuais que precisam ser reconhecidas. E essa realidade gera a necessidade especial que desencadeia processos de ensino que atendam a essas diferenças, é necessário que o educador e a instituição de ensino estejam preparados para lidar com essas questões.
Referências Bibliográficas:
CURY Augusto- Mulheres inteligentes, Relações saudáveis. P.11. 2011.