educação e diversidade
Neste trabalho objetiva-se refletir a cerca das questões culturais: como a escola deveria trabalhar a diversidade? Como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito cultural? O que o governo e a sociedade podem fazer para valorizar essa relação? Primeiro, a diversidade na escola é representada pela dança, culinária, religião, diversidade étnico racial e outros aspectos que são singulares a cada um e que temos que respeita-los. Observamos que o Brasil, por ser um território muito extenso é composto de uma grande diversidade, e essa diversidade é encontrada principalmente dentro das escolas. Segundo, falamos de como o professor pode trabalhar a questão da diversidade dentro da sala de aula. Na ultima parte falamos de como a sociedade e o governo deveriam fazer para fomentar essa pluralidade cultural.
2 DIVERSIDADE NA ESCOLA
Nos dias de hoje a diversidade cultural está presente em nossa realidade, partindo desse ponto, temos a necessidade de conhecermos e respeitar as diversas culturas, assim como os seus costumes.
A escola é umas das instituições que mais se encontram as diversas presenças, e precisa estar preparada para esse grande desafio: romper com a barreira da desigualdade, já que a educação é um direito de todos e por sua vez a escola deve promover desenvolvimento e formação do sujeito cultural. Precisa oferecer de forma continua a capacitação para seus professores, inovar em suas práticas pedagógicas em busca do conhecimento, capaz de quebrar com as barreiras do preconceito e da discriminação. Sabemos que somos diferentes uns dos outros e que temos capacidade, limitações e tradições diferentes, mas o professor e a escola devem reconhecer essas características para atender as diversas especificidades dos alunos, que chegam à escola com suas diversidades, seja social, étnica ou cultural. No entanto é a grande dificuldade das escolas compreender a diversidade cultural, compreender as qualidades particulares de cada aluno,