Educação e diversidade
Ao estudarmos a relação entre educação e cultura devemos refletir sobre o desafio da diversidade no âmbito da sala de aula e compreender a importância de se trabalhar a identidade no currículo escolar. Para estabelecer a relação entre identidade e diferença, temos que levar em conta diversos fatores, tais como: • A questão racial. • O respeito às diferenças raciais e culturais na sala de aula. • Qualidade da educação. • Currículos escolares.
Trabalhar a diversidade dentro da escola constitui um desafio, pois a escola é o espaço onde as várias culturas se encontram, crianças de diferentes origens se congregam desde a mais tenra idade. Ao abordar a questão racial, estamos quebrando um ciclo de influência que já dura gerações. A história do Brasil é marcada por uma questão racial muito forte. A escravidão de negros e índios marcou muito a nossa história. O preconceito está profundamente enraizado na cultura brasileira, desde o início da colonização do nosso país fazemos distinções entre brancos, negros e índios. Ainda hoje temos a visão estereotipada de que a cultura branca é superior às outras. O racismo não tem fronteiras e existe até dentro da mesma raça. Todos nós somos um pouco racistas, por isso é muito importante debatermos este assunto hoje em dia, para que este problema diminua.
[pic]
É muito comum nos dias de hoje ouvir falar sobre o racismo e cada vez mais há necessidade de discutirmos este assunto, porque infelizmente muitas pessoas ainda não estão conscientizadas para este problema. Mas o que é afinal o racismo? Segundo a Wikipédia, “racismo é a tendência do pensamento, ou modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e