Educação e Diversidade Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Unidade Belenzinho (SP)
Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira.
DESAFIO PROFISSIONAL
São Paulo, 24 de abril de 2014
Introdução
O multiculturalismo e a diversidade na educação é ambivalência, porque é desafio a satisfazer, realidade com a qual devemos contar e problema para o qual há respostas contrapostas. É uma chamada a respeitar a condição da realidade humana e da cultura, forma parte de um programa defendido pela perspectiva democrática, é uma pretensão das políticas (com suas leis) de inclusão social e se opõe ao domínio das totalidades únicas do pensamento moderno.
Temos aqui um projeto com base focada na estrutura e no respeito ao próximo ao diferente.
Na primeira parte falaremos sobre os principais aspectos abordados nas leis, parâmetros, diretrizes e referenciais, na segunda parte sobre a comemoração do “Dia dos Pais” na Escola Municipal Saber Conviver e na terceira parte os aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.
Desenvolvimento
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o