Educação e divercidade
Educação e Diversidade
Escola e Cultura
Profa. Ma. Ana Maria Bittar Crivari
Escola e Cultura
1
2/20/13
A escola tem como papel social organizar e difundir os conhecimentos historicamente organizados e comunicados por uma coletividade. Assim os processos educativos geralmente tornam-se dinâmicos de socialização da cultura. Cultura essa gerada pelo conhecimento armazenado ao longo dos tempos.
A escola nos padrões encontrados hoje, de acordo com as necessidades da sociedade vigente, tem como função primordial a construção de conhecimentos gerais que possibilitem aos educandos apoderar-se dos bens culturais historicamente produzidos pela sociedade (SILVEIRA, NADER & DIAS, 2007).
Pensando em uma escola que tem como objetivo fomentar ideias críticas e atuantes e assim promover o espaço de socialização da cultura, pode-se pensar neste espaço como um local apropriado para dar início a formação inicial do homem. Com um conjunto de atividades, distribuídas de forma metódica, continuada e sistemática, permite ao homem posicionar-se frente ao mundo.
2
2/20/13
Visando mobilizar atitudes e comportamentos adequados a uma boa convivência social, a escola pode integrar ao seu currículo temas relativos à diversidade sociocultural (gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiências e desigualdades sociais) e, assim, fazer parceria com a família, formando cidadãos confiantes, conhecedores de sua vocação e prontos para o mundo.
A escola deve ainda valorizar as várias manifestações artísticas culturais, religiosa e desportivas dos variados grupos culturais a que pertence, contribuindo para a conscientização da cultura dos direitos humanos.
Desenvolver por meio das práticas educacionais, atitudes, condutas e ações que beneficiem e fortaleçam comportamentos cooperativos, atitudes humanizadas, diálogo participativo e respeito mútuo.
3
2/20/13
Na escola transformadora é necessário repensar a formação docente,