Educação e Direitos Humanos
Envolve respeito,valores de justiça, liberdade, igualdade, cooperação, tolerância,paz. No Brasil, antigamente, havia total desrespeito a pessoa humana com escravidão, discriminação com pobres, religiões, sociedade machista, racista e preconceituosa.
Embora haja no Brasil, muitas formas contrárias aos Direitos Humanos, deve-se tentar ser otimista em relação ao que se tem que enfrentar para defende-los na educação. Existem órgãos de apoio como Ongs e Secretarias de Direitos Humanos na Educação para ajudar na formação de cidadãos que respeitem as diferenças e a dignidade humana.
Direitos humanos são considerados como essenciais, sem distinção a começar pelo direito à vida, moradia, integridade física, direitos trabalhistas, direito à paz, desenvolvimento tecnológico,cultural,preservação do meio ambiente, dignidade como racionalidade e emoção.
Os Direitos humanos são nacionais e universais, independem de qualquer norma e não tem fronteiras, vale para todos, são interdependentes e indivisíveis, são históricos e ainda estarão por vir novos direitos.
Na educação, espera-se que o ensino esteja voltado para vivência do valor de igualdade em dignidade e direitos para todos, ensinar a perceber que existe consequência para as escolhas de cada um, desenvolvendo o senso de responsabilidade. Deve-se tentar também desenvolver um cidadão com senso crítico , participante, responsável e comprometido com as mudanças dos que violam e negam as práticas dos direitos humanos.
Para que haja sucesso no ensino de Direitos Humanos é necessário conhecê-lo, suas garantias,instituições de defesa e promoções, declarações oficiais nacional e internacionalmente. A palavra deverá sempre estar ligada a prática, na escola, deverá estar vinculada à realidade da comunidade, dos funcionários, dos professores e