Educação e comunicação em saude
Departamento de Enfermagem
RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
2014
No dia 30 de julho foi feita uma visita a Vila princesa, uma comunidade de recicladores de lixo. A visita foi coordenada pelas professoras Adriana Tavares Hang e Jeane Gadelha com objetivo de mostrar aos alunos do 4º período de enfermagem a realidade. No momento da chegada a turma foi divida em dois grandes grupos que posteriormente foram divididos em 4 duplas, duas ficaram no posto de saúde, e a outras duas foram entrevistar os moradores e o presidente da associação.
Foram visitadas 3 casas e feitas perguntas aos moradores sobre suas condições de saúde, moradia e educação. Foi observado que a maioria se sente satisfeita com as condições que tem, acham o posto de saúde de grande ajuda. Reclamam muito sobre a distancia e a dificuldade de transporte. Embora achem que a reciclagem é um trabalho perigoso esta satisfeitos com o que recebem.
CASA 1
M., estudou até a 5º serie, casada, e com 3 filhos, moram junto com a sogra e todos trabalham com reciclagem. Diz que os filhos têm muitos problemas com verminoses e já houve casos de malária. Sua sogra faz hemodiálise e necessita ir até um hospital para a realização do tratamento, diz que a distancia do centro da cidade é complicada. 2 dos seus filhos estudam e o outro ainda é muito novo, e devido a falta de uma creche, ele fica em casa. Não possui fossa, e recebe agua da escola, compra a agua potável para beber. A moradora diz que o posto de saúde é muito bom, de grande ajuda e o atendimento satisfatório. Não possuem crenças.
CASA 2
E., estudou até a 5º serie, casada, com 1 filha, ela e seu marido trabalham com reciclagem. Mudou-se de labria a 5 meses. Refere possível depressão, dores no corpo e tristeza, reclama a falta de atendimento psicológico no posto de saúde. Tem hipertensão e faz uso de Captopril, o qual pega no