educação a distância
O processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade ocorre a partir do agrupamento de três ou mais faculdades (cuidam de áreas específicas. Ex.: Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito). Tal processo se dá após a proclamação da República, quando surgem discussões sobre a educação e visa-se uma organização nacional da educação, já que com a industrialização e urbanização em alta a necessidade de ensino profissionalizante se fazia presente.
2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?
Para que se defina uma instituição de ensino como universidade é indispensável a associação de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o texto base para a realização desta atividade por meio do ensino se dá o contato sistemático com a cultura universal, a pesquisa produz novos saberes, vinculado ao ensino e a extensão ou prestação de serviços à comunidade é uma forma de garantir responsabilidade social à universidade e estimulá-la a aproximar-se dos diferentes saberes, promover iniciativas comunitárias sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas. Universidades além de garantirem as três funções associadas, cumprem exigências como corpo docente titulado e contratado em regime de dedicação, com produção intelectual qualificada e, de acordo com a Constituição Federal, gozam de autonomia didático-científica. Ao cumprir as exigências e condições acima citadas