Educação a distancia
• O que é ser aluno de um curso a distância?
• Quais são suas expectativas em relação ao PIGEAD?
Prazo Final: 12 de março, às 23:55h.
(...) o trabalho é uma práxis, ou seja, a ação humana pressupõe a relação dialética entre a teoria e a prática, o pensar e o agir.
Então a pergunta “Saber para que?” responderíamos enfaticamente: “para transformar o mundo e a si mesmo”. É sob esta ótica que pensamos a escola como transmissora do saber acumulado em uma determinada sociedade e também como local de recriação e crítica do saber. (...) (ARANHA, 1996)
O uso freqüente das nTICs na educação é irreversível, pois as necessidades e os objetivos educacionais são interligados às necessidades sociais. Isso acontece porque a educação pretende dar conta da formação de indivíduos capazes de conviver e solucionar problemas do cotidiano. Para tanto, tais recursos devem estar intrínsecos nas salas de aula, possibilitando o acesso a informação para a população acadêmica, possibilitando com sua inclusão digital e social.
Autores como PERRENOUD (2000), ALMEIDA (2000), PALLOFF (2002),
SANCHO (1998), entre outros, concordam que o papel do professor tem se alterado
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301 com uso das nTICs na educação, saindo do pedestal de detentor de conhecimentos e transmissor de informações, para orientador de estudos e participante no processo de construção do saber.
A expressão ensino-aprendizagem passa a ter nova conotação, antes se entendia:
“alguém ensina para alguém aprender”, hoje se entende: “alguém organiza atividades e orienta para que alguém interaja com as informações”. Estas mudanças nas práxis podem acontecer por vários motivos, um dos quais é a inserção de novos meios como auxiliares na educação.
Os conceitos de tempo e distância passam a