Educação via novas tecnologias
Etapa: 2
Título da tarefa: Educação via novas tecnologias
O ingresso da humanidade na Era da Informação é um fato. As novas tecnologias, em particular a Internet, vieram para ficar e já alterou de forma significativa o comportamento da sociedade – como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV.
E assim como na sociedade, o impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação. Que dia após dia vem incorporando os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor.
Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
A geração Y (ou simplesmente conectada) é a de maior potencial da história, indivíduos multitarefas. As instituições da sociedade (resaltando aqui as de Ensino) precisam se adaptar aos novos tempos, já que dogmas, imposições e autoridade não funcionam com essa geração: “O desafio para o futuro é aprender a engajar e comprometer os jovens, e não apenas criticá-los”.
Em função de todas as transformações ate aqui vistas e vividas, a internet 2.0 é com certeza uma ferramenta de muito poder e valia, para tornar não apenas interessante às aulas, mas, para trazer a classe estudantil ao desejo continuo de conhecimento. Sendo não apenas ponto de bate-papo virtual, mas de transformação do ambiente em si.
Dentro do meio tecnológico, a internet 2.0 já produz grandes contribuições, por meio dela a condição teórica pode ser dimensionada, visualizada e por que não dizer vivida, na sua realidade.
Por meio da internet, os alunos são levados ao interior de uma siderúrgica, podendo verificar, sem estarem in loco, todos os riscos e perigos eminentes das atividades laborativas ali executadas.
Acompanhar o processo de mineração, construção de estradas, demolição de estruturas e ate mesmo de ocorrências de acidentes, do mais simples ao mais