EDUCAÇÃO TRIBUTARIA
JUSTIFICATIVA
A maioria dos cidadãos não sabe como é aplicado o dinheiro que é arrecadado com os impostos que ele ajuda a pagar em seu município.
A escola pode ativar com a conscientização dos alunos e os pais, através de projetos que possam envolver a família.
E pode se desenvolver nos alunos a competência de lidar com o dinheiro desde cedo, com o convívio com escola e as famílias. Dessa forma, o projeto relacionado à educação tributaria, deve ser trabalhado em todas as disciplinas, envolvimento assim toda comunidade escolar, como professores e alunos de forma participativa. Nesse contexto, valoriza-se o trabalho com os parâmetros curriculares (PCNs) como; ética, cidadania, responsabilidade, solidariedade, inclusão social, diversidade e o respeito mútuo. Para despertar nos alunos os valores necessários para que se torne um cidadão, consciente e digno, conhecedor de seus direitos e deveres, na sociedade em que está inserido.
I – TITULO: “Ter consciência fiscal é fazer-se persente, desenvolver espírito critico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercermos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania garantida”.
II – PÚBLICO ALVO:
Alunos de Educação Infantil ao 4º ano do Ensino fundamental.
III – RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO:
Professores Educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 4º ano e toda Coordenação Pedagógica.
IV - OBJETIVOS
1. Objetivo Geral:
Destacar a relevância do conhecimento sobre Educação Fiscal para formação do cidadão e a valorização do sistema monetário brasileiro que já passou por diversas mudanças frente a muitas desvalorizações da economia brasileira.
2. Objetivos Específicos:
Sensibilizar o aluno visando o desenvolvimento da consciência para o pleno exercício de sua cidadania.
Possibilitar aos alunos vivencia situações envolvendo o Sistema Monetário brasileiro.
Favorecer o desenvolvimento de um olhar critico