Educação Tecnologia
Coordenadoria de Ensino a Distância - CED
Universidade Aberta do Brasil - UAB
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A educação, tecnologias e a sociedade do conhecimento
A sociedade vive o processo de globalização e do avanço das tecnologias de informação e comunicação. Essas transformações acarretam uma série de dilemas para os modelos educativos existentes. A educação como instrumento de aperfeiçoamento das faculdades humanas e espaço de sociabilização, desempenha um papel de agente transformador sócio-cultural do indivíduo e, portanto, não pode ignorar a presença cada vez mais constante da tecnologia no dia-a-dia das pessoas.
Nesse sentido, os modelos de educação precisam acompanhar essa dinâmica que essa nova sociedade impôs. É importante a escola tornar-se mais atractiva e em sintonia com as novidades tecnológicas que vão deslumbrando o Homem. (Forester, 1989; Lyon,
1998). Assim, a modalidade a distância com o uso da Internet surge como uma nova proposta para as pessoas que não podem estar fisicamente numa sala de aula.
Os desafios da educação
No mundo onde as transformações vêm acontecendo continuamente, a educação se depara com novos desafios. A necessidade de se integrar a sociedade através de tecnologias, se adequando as inovações e ferramentas da informática, sobretudo com a Internet, é provocada pelas mudanças sociais e de comportamento incorporadas pela sociedade antes de serem incorporadas pelas escolas. Dentro dessa visão, as escolas são, naturalmente, instituições em descompasso com as mudanças que acontecem ao seu redor.
A evolução dos sistemas educacionais é um grande desafio para a humanidade.
Diante dos desafios que toda a humanidade tem que enfrentar, as escolas precisam adequar seu currículo para se adaptar a essa nova realidade (Ferreira, 2008). Sem que haja essa evolução, a mudança necessária para a evolução propriamente dita não ocorrerá. Assim,
com