EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO
A escola pode mudar esta ideologia, desde que mostre aos alunos que não são obrigados a sempre seguir regras, costumes e impostos pela sociedade, a cultura que vem dos mais velhos para os mais jovens, mas que podem ser críticos, reflexivos contribuindo para a transformação da sociedade, tornando-a mais justa e igualitária. Segundo Marx, é o trabalho que nos diferencia dos animais. A educação é o fruto do que os homens fazem para produzir sua existência.
Os problemas que permeiam o mundo educacional sugerem que a educação e o trabalho precisam ser vistos em consonância com o movimento geral da sociedade.
Analisamos a sociedade que temos a partir de um breve histórico. Na Comunidade Primitiva onde o modo de produção era comunal, tudo era feito em comum, não havia classes sociais.
Para ganhar dinheiro as pessoas. O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho passaram a vender sua força de trabalho.
Na Comunidade Primitiva, relacionando-se com a terra, com a natureza entre si as pessoas se educavam e educavam as novas gerações; não havia escola. Na Antigüidade, com o aparecimento de uma classe social ociosa, surge uma educação diferenciada, surge a escola. Só tinham acesso à escola as classes sociais ociosas, a maioria que produzia continuava se