Educação, saber, produção em marx e
“Educação, saber, produção em Marx e Engels”
1) Por que a mão-de-obra infantil foi largamente utilizada durante a Revolução Industrial?
R: A mão-de-obra infantil foi largamente utilizada durante a Revolução Industrial, pois era uma mão-de-obra barata. Da qual era possível contratar até três funcionários pelo valor de um funcionário adulto (homem), pois para o trabalho que eram requisitados não era necessária a força, mas sim agilidade e flexibilidade, pois o trabalho pesado era efetuado pelas maquinas, fator que possibilitou a entrada de crianças e mulheres nas fabricas.
2) Quais eram as condições da classe trabalhadora no inicio da Revolução Industrial? Como eram as escolas, os professores e qual o período de estudos?
R: As condições da classe trabalhadora eram péssimas, pois trabalhavam de 14 a 16 horas diárias onde o ambiente era fechado não possuía circulação de ar e era quente em função do vapor das maquinas, as crianças mantinham contato com as maquinas onde geralmente ocorriam acidentes, a maior parte do tempo de trabalho eles ficavam em pé, o que poderia atrapalhar o desenvolvimento do corpo modificando a estrutura da coluna e das pernas, sem contar outras doenças como o tétano, a tuberculose e doenças pulmonares.
As primeiras escolas eram particulares, só depois passaram a existir escolas publicas, com professores pouco instruídos com horários que não eram compatíveis com a rotina de trabalho das crianças. As escolas noturnas tinham um período de 2 horas, das quais não eram freqüentas, pois os pequenos operários estavam exaustos em função do trabalho e as aulas de domingo não causaram efeito pela distancia dos dias que atrapalhava o aprendizado. A instauração de escolas em algumas indústrias onde o professor era o caldeireiro, a sala de aula ficava na caldeiraria, as aulas duravam uma hora e ocorriam no horário do almoço (uma hora diária), quando as aulas não eram suspensas em função das grandes