Educação Psicomotora
Para PIAGET (2005), ele relaciona o jogo com o aprendizado, e o define como um comportamento que distorce a realidade.
São através dos jogos que, o sujeito pode reviver os seus medos, conflitos e alegrias. É com o jogo que o sujeito transforma sua realidade no que desejam. A criança aplica o que ela vê nas brincadeiras e nos jogos.
Ao brincar a criança explora tudo o que lhe é oferecido, o que faz com que ela se desenvolva socialmente e psicologicamente.
O atendimento psicopedagógico deve ser realizado na construção do saber do sujeito. Através dos jogos o psicopedagogo tem como conhecer a realidade do sujeito.
O jogo é um recurso que favorece a construção de raciocínios. Em algunsmomentos podemos transformar o jogo em situações problemas, onde o indivíduo deverá soluciona-los.
Através do jogo a criança consegue começar a observar e descobrir seus erros, aceitar suas perdas e superar suas dificuldades.
O uso dos jogos, no geral do lúdico, para o psicopedagogo é um recurso importantíssimo para a avaliação. Na psicopedagogia é utilizada como observação, utilizando assim a ludoterapia. O psicopedagogo pode descobrir através do jogo, os medos, as dificuldades e angústias das crianças e preservar a autonomia das mesmas. Além disso, o jogo traz consigo uma influência positiva na evolução da sensibilidade, socialização e inteligência.
É no momento do jogo que podemos atingir nossos objetivos. Exemplo disso é quando o paciente tem dificuldade na escrita, podemos de forma lúdica pedir para que ela realizea construção de palavras ou frases.
O psicopedagogo deve propor regras e nunca impô-las, pois desta forma a criança poderá elaborá-las, e participar na