EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
MARCIA MARIA SILVA - 196881
ROSEIRA / SP
2013
RESUMO
O presente desafio consiste na produção de um Relatório, um conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática da Educação não formal e da Educação Profissional.
Ao entender que a Educação Não Formal compreende o aprendizado obtido através do compartilhamento de conhecimentos ao alongo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas estabelecidas no cotidiano, podemos estabelecer uma comparação com a Educação Formal, obtida institucionalmente na escola.
Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos, que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico, e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências. Para a resolução deste desafio, a equipe deverá ler artigos e obras, assistir a filme e elaborar textos críticos-reflexivos.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. ETAPA 1
1.1 O Significado da Educação Não Formal
Ao abordarmos o conceito de Educação Não Formal, primeiramente devemos ter em mente que o termo não formal também pode ser apresentado como sinônimo de Educação Informal.
Para Gohn (2006, p. 28) o conceito de educação não formal traz o seguinte:
A educação não formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos