Educação profisisonal e tecnologica
Faculdade de Educação
Organização Educacional Brasileira
Docente: Adriana Almeida
Discente: Yuri Evangelista Simplício
APRESENTAÇÃO
A Educação Profissional vem passando por transformações decorrentes principalmente do avanço científico e tecnológico que tem contribuído para uma nova ordem social, e também tem levado que o conhecimento rapidamente se torne obsoleto. Isto exige que os cidadãos, principalmente os profissionais que atuam na educação profissional, estejam constantemente revendo e reformulando seus saberes. Preocupado com isso e, acompanhando este novo momento da sociedade brasileira, a FEEA oferece o curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, buscando atender aos docentes, gestores, técnicos de nível superior e demais profissionais que desejem se qualificar nesta área.
HISTÓRICO
Em 23 de setembro de 1909, o Governo Federal criou, por meio do Decreto nº 7.566, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As 19 Escolas de Aprendizes Artífices foram instituídas para oferecer ensino profissional gratuito. No Brasil, educação profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
OBJETIVO
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
Níveis de educação profissional
Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira:
Nível básico: Voltado para estudantes e pessoas de qualquer nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
Nível técnico: Voltado para estudantes de ensino médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Realizado apenas por instituições