EDUCAÇÃO - preconceito e senso comum
a) Preconceito: “Os alunos não querem estudar”
b) Senso comum: “O Governo não investe o suficiente”
“ Os Professores não se esforçam para ensinar”
A educação vem passando por grandes mudanças desde tempos atrás. Com essas mudanças, também muda o pensamento e o modo como as pessoas veem a escola. A questão não é se as mudanças são boas ou ruins, mas sim se as pessoas são capazes de visualizar os dois lados da moeda.
Alguns se adaptam facilmente às transformações do meio, outros precisam ser estimulados a aceitar e adaptar-se às novidades. Talvez esteja aí um dos “culpados” pelo desinteresse desenfreado dos alunos de hoje: falta de estímulo.
Há uma ausência de interesse e estímulo, e essa ausência vem de todos os lados, atingindo a todos. Os alunos se veem obrigados a frequentar a escola, o professor se sente desmotivado pelas condições de trabalho, o governo não quer, ou não consegue, ver a necessidade de sua presença ativa na sociedade como um todo, o povo não luta pelo que é seu...
A sociedade brasileira demonstra a necessidade de se mudar a realidade da educação no Brasil. O que falta é força pra começar a lutar e se manter na luta para que a melhoria aconteça e seja percebida e aceita pelos demais.
O que a sociedade, a educação e as pessoas precisam é de vontade! Vontade de fazer a diferença em meio a tantas mudanças. E ainda há, sim, alunos que querem aprender e professores que querem ensinar. E são eles que fazem toda a diferença... Perdidos em meios a cobranças, dificuldades e bloqueios, mas, ainda assim, fazem sua parte.