Educação para a cidadania e para a liberdade
MESTRADO EM EDUCAÇÃO/FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E PARA A LIBERDADE
GILBERTO TELLES D SILVA
ROSIMEIRE QUEIROZ GARCIA
SEVERINO BRÊDA DA SILVA
RESUMO
O presente artigo tem como base abordar em linhas gerais os aspectos relevantes em relação à educação e cidadania para a liberdade, que desde a Constituição de 1823 tem sido discussão primordial na sociedade. Com isto, pretende também argumentar que a educação esta intimamente entrelaçada com a cidadania e liberdade e comprovar que a atividade educativa contribui para que o indivíduo possa transformar e modificar o ambiente em que vive. Portanto o artigo apresenta um referencial teórico, que através de uma metodologia explicativa, busca reforçar que as ideias de cidadania e liberdade do homem social são garantidas através da educação familiar e escolar.
Palavras-chaves: Educação, Cidadania, Liberdade.
INTRODUÇÃO
A palavra educação constitui um conjunto de aprendizagens, conhecimentos e de formação do ser humano, que tem seu início na família. A família tem seu papel decisivo no crescimento da cidadania e num estágio mais avançado, na humanização e libertação, fazendo do indivíduo um ser civilizado.
A concepção de educação para a cidadania e para liberdade que orienta este artigo inclui não só aqueles que ocorrem na instituição escolar, mas os que estão presentes nas diversas práticas sociais e que levam o indivíduo a ser um agente social e transformador do meio em que vive.
Como se pode ver, bem cedo a escola participa desse processo, preparando o aluno para a vida que, de posse do conhecimento adquirido, passa a transformar e modificar o mundo onde vive. Nesse sentido, o papel da família e da escola, faz com que a educação possa ser encarada com uma forma abrangente de tornar os cidadãos livres e participativos para o exercício da cidadania, no convívio social. Assim, liberdade e cidadania estão intimamente ligadas no contexto da