Educação para todos
Daniela Úrias Lemos
Disciplina Educação de Jovens e Adultos
Canoas
2013
Educação de qualidade para todos
Desde 1942, o país enfrenta dificuldades para garantir o direito a uma educação de qualidade para todos. Se a educação pensada por Freire tem como objetivo construir uma consciência crítica sobre a realidade vivida de cada educando, possibilitando o engajamento em sua transformação, o reconhecimento e valorização da sua própria cultura; o principal desafio da educação do século XXI é a conscientização e reconhecimento de toda a sociedade, desmistificando a ideia que educação é um privilégio de poucos.
Educação é um direito de todo o cidadão, independente de posição social, crença ou cor da pele. Uma sociedade livre e consciente se constrói através do fortalecimento dos pilares educacionais, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a viver junto. Educação é um direito necessário para capacitar a compreensão de cada pessoa, quanto a sua importância e o papel que exerce no convívio social. A educação promove a inclusão social, contribuí na construção cultural do país, desenvolve o potencial intelectual coletivo ou individualmente.
Com acesso a educação, trabalhadores ganham visibilidade, pois se qualificam profissionalmente e desempenham com mais competência suas atividades, resgatam o direito de almejar melhores postos de trabalho, que anteriormente não eram acessíveis pela falta de capacitação. Sabemos hoje, um dos principais motivos que fazem com que jovens e adultos retornem as salas de aula, é a exigência que o mercado de trabalho faz, solicitando funcionários experientes e capacitados, uma prática que se torna mais barata para aumentar a produtividade na área comercial, cultural e social.
Para superarmos estes desafios, devemos considerar a necessidade de consolidar a alfabetização funcional dos