Educação não formal
Palestra ministrada pela Coordenadora do núcleo educacional, Sra. Márcia Alexandra Leardine; apresentou um conceito diferenciado na aprendizagem do aluno, dentro da Fundação Antonio Cintra Gordinho, a qual cria novos horizontes com possibilidade desse mesmo aluno participar de aulas com modalidades diferentes, tais como: informática, artesanato, dança, futebol, movimento; além de orientação de estudo I e II .
A história da fundação foi iniciada por um casal sem filhos em 1957, que em vida, deixa seus bens para desenvolver um trabalho social para a comunidade carente do vilarejo. Eram eles Antonio e Antonieta Cintra Gordinho.
Localizada no bairro do Varjão desde o ano de 2.000, a fundação atende alunos de creche à educação fundamental com crianças frequentando escolas do 2º ao 9º ano, focando em seu ensino a ética e a sustentabilidade; e tendo em sua unidade mais de 1.100 crianças assistidas sem fins lucrativos. Mantém oficinas educacionais, jogos, atividades extra classe, sempre respeitando o aluno e toda comunidade nela inserida; mantendo um diálogo aberto inspirando confiança; para uma total aprendizagem dentro de normas internas à serem cumpridas. Toda aula é embasada em acolhimento e afetividade que estão presentes em toda ação e projeto. Isso faz com que a criança aprenda sem ser obrigada. Professores têm um diálogo aberto, onde os alunos podem expor problemas familiares, psicológicos e emocionais; enfim as crianças recebem todo apoio afetivo necessário; o que é um fator importantíssimo para o desenvolvimento no aspecto cognitivo, social e emocional que interferem na aprendizagem e na construção da auto-estima; fator importante na formação humana de cada indivíduo.
Todos os resultados dos alunos são