Educação nutrional
Com base em um artigo de revisão sobre o tema, realizados por estudantes da Universidade Federal do Ceará, foi observado a situação nutricional do Brasil ao longo dos anos:
De 1940 a 1960 os problemas nutricionais estavam relacionados a desnutrição, e a causa desse problema era o “mito da ignorância”.
De 1970 a 1980 os problemas nutricionais estavam ligados a desnutrição e fome, causado pelo reconhecimento da renda como principal obstáculo para o acesso a alimentação.
De 1990 a 2000: Os problemas nutricionais iam desde a desnutrição até a obesidade,e a sua causa estava relacionada à questão do acesso, tanto a alimentação devido ao baixo poder aquisitivo, como a informação apropriada sobre alimentação e as doenças associadas.
“O ambiente nutricional, constituído pelos padrões culturais e familiares, as experiências individuais relacionadas com a alimentação no período da infância, bem como nas demais fases da vida, é um complexo misto de alimentos a serem ingeridos: as idéias, as crenças e o conhecimento a respeito do alimento e da nutrição” (Worthington Roberts;1986)
Hoje está provada a relação entre alimentação e saúde. E para que a alimentação se tornasse um meio de se ter uma boa saúde, foi elaborada a Pirâmide Alimentar, que é um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. (Achterberg., et al; 1994)
Uma boa revisão bibliográfica sobre o tema que será abordado nesse trabalho pode ser encontrada no texto de reeducação alimentar de Oswaldo Michel: Alimentação saudável é toda a alimentação adequada ao normal funcionamento do nosso organismo. Deve fornecer energia em quantidade suficiente para permitir que o corpo se mantenha aquecido, física e intelectualmente ativo e com todas as funções necessárias à vida. Deve fornecer todos os elementos essenciais ao crescimento, manutenção, renovação das