Educação nutricional
Planejamento de alimentação saudável para crianças em período escolar da 2ª e 3ª série.
Público Alvo:
Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola, onde foi elaborado um estudo de intervenção a ser realizado com 50 escolares da 2ª e 3ª série na faixa de 7 a 8 anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Rio Preto em Campos dos Goytacazes.
Introdução:
A prevalência de obesidade em crianças de diversos países do mundo, inclusive no Brasil, o que está relacionado á mudanças do estilo de vida nos hábitos alimentares, como o fácil acesso e o baixo custo de alimentos ricos em gorduras e açúcares. De acordo com os dados repassados pela diretora da escola ao longo das visitas feitas na escola.
Objetivo Geral:
Promover com os alunos, atividades lúdicas educacionais, visando o aprendizado e a importância de uma alimentação saudável para a vida adulta.
Promoção de Saúde Pública com a participação dos alunos, onde serão realizadas palestras, relacionados, aos bons hábitos alimentares e consequentemente a melhoria da saúde.
Objetivo Específico:
Temos como objetivo, incentivar através das palestras e brincadeiras a importância de se ter uma alimentação saudável, benefícios trazidos para saúde e fazê-los entender e principalmente seguir uma educação nutricional consciente e alternada para se chegar à meta que buscamos com essas crianças.
Material e método:
Foram feitas palestras, reuniões,brincadeiras (jogo da memória), a fim de prender à atenção das crianças e com isso fazê-las entender o quanto é importante adotar uma alimentação saudável.
Diagnóstico:
O diagnóstico foi feito através de uma análise e uma seleção feita a partir de um contato com a extencionista Social da EMATER. Onde tivemos acesso a esta escola e foi observado um número grande de crianças obesas. Com consequência a prática do consumo de alimentos gordurosos, com baixo índices de nutrientes e altos de açúcares e gorduras.
Ação Educativa:
Devido ao grande número de crianças