Educação no período colonial brasileiro
O que significa colonização?
É quando um povo tem seu território invadido, dominado, explorado, por um grupo de indivíduos estranhos.
Sentido geral da colonização brasileira:“Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois algodão, e em seguida café, para o comércio europeu. Nada mais do que isso...” Caio Prado Jr
Em meados do séc. XVI os portugueses buscavam uma expansão marítima, mas seu principal objetivo era encontrar alternativas na área do comércio. Para dominar a economia da região e resolver problemas internos no continente europeu.
Por exemplo os árabes dominavam o comércio das especiarias (temperos usados na culinária: pimenta, canela, cravo, gengibre, ervas aromáticas, etc...)
Logo os portugueses pagavam um preço muito alto para adquirir esses produtos, então queriam encontrar uma forma de “produzi-los” para abastecer seu país e vender para outros países também.
O Brasil demorou para ser colonizado de fato, 30 anos. Nesse meio tempo era enviado expedições para “desbravar” as terras, ou seja, reconhecer o território e principalmente explorar o pau-brasil. Para realizar isso utilizaram mão-de-obra indígena, pagavam os “serviços” dos índios com objetos de baixo valor, por exemplo davam chocalhos como pagamento do trabalho. Os índios por sua vez ficavam “encantados” com os objetos desconhecidos.
O Brasil só foi colonizado porque o rei de Portugal Dom João III, ficou preocupado com a invasão de países rivais. Então D. João enviou para o Brasil uma expedição para colonizar, proteger, povoar, desenvolver a colônia. Dessa forma ficaria mais difícil para os outros países invadirem o Brasil.
Aliança da coroa portuguesa e da igreja no período de colonização
A parte econômica da colonização brasileira tinha como base a produção, que era feita através de trabalho escravo