Educação no Brasil
Educação no Brasil: o princípio de tudo
TAREFA UNIDADES 2 E 3
Após a leitura das unidades 2 e 3, responda as questões propostas:
1. Com base na leitura da unidade 2, que trata do princípio da Educação no Brasil, comente a seguinte afirmativa:
"Uma educação para perpetuar as desigualdades sociais e de classe e consolidar as estruturas de privilégios e enriquecimento dos dominantes." (pág. 28)
O Ensino respondia aos interesses das elites dirigentes enquanto as camadas populares ficavam alheias e sem acesso para não questionar a hierarquia.
A concepção de Educação era voltada para a manutenção das estruturas hierárquicas e de privilégios para alguns, acompanhada da disseminação de formas de exploração e de comportamentos a serem assumidos por aqueles que realizavam tarefas e trabalhos com as mãos.
A origem da Educação brasileira foi desumana, cruel e mal intencionada, pensamento preconceituoso que impera até os dias atuais.
2. Quais as principais mudanças propostas pelo Marquês de Pombal que provocaram mudanças nos rumos da educação em nosso país no período colonial?
O Marquês do Pombal expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e de seus reinos, confiscou seus bens e proibiu a circulação de seus materiais pedagógicos; instituiu a Língua Portuguesa como o idioma oficial da colônia; criação da Real Mesa Censória e do Subsídio Literário; aulas régias avulsas de nível secundários para meninos; educação escolar utilitária e profissional que copiava e imitava os sistemas educacionais das nações europeias. O rompimento com a Companhia de Jesus foi o marco inicial de instauração do processo de laicização.