Educação no brasil
ORDEM NAZARENA
POLO-SANTARÉM-PA.
DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO SUPERIOR.
1º encontro específico.
PROFESSORA ESP: JOCENILA PICANÇO ROCHA DISSERTAÇÃO DO ARTIGO (BREVE ANÁLISE SOBRE AS EXIGÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE) DE SANTANA, Paulo Emílio de Assis-FECILCAM.
FABÍOLA DE O. BARBOSA - CURSO- DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
SANTARÉM 2012
A Educação no Brasil
A Educação no Brasil tem sofrido grande influência do neoliberalismo, que é uma ideologia que procura responder à crise do estado nacional ocasionada de interligação crescente das economias das nações industrializadas por meio do comércio e das novas tecnologias. Enquanto o liberalismo clássico, da época da burguesia nascente, propôs os direitos do homem e do cidadão, entre os quais, o direito à educação, o neoliberalismo enfatiza mais os direitos do consumidor do que as liberdades públicas e democráticas e contesta a participação do estado no amparo aos direitos sociais. Representa uma regressão do campo social e político e corresponde a um mundo em que o senso social e a solidariedade atravessam uma grande crise. No discurso neoliberal a educação deixa de ser parte do campo social e político para ingressar no mercado e funcionar a sua semelhança. Nesse sentido a educação formal perde o foco, ocorrendo assim uma profunda descaracterização do trabalho do professor, onde são estabelecidas novas competências como a do “aprender a aprender” e a do “aprendizado ao longo da vida”, que nada mais é do que uma maneira de colocar as pessoas cada vez mais alienadas ao capitalismo neoliberal, privando do conhecimento histórico, científico aqueles que mais necessitam.
A filosofia estratégica do “aprender a aprender” consiste na desvalorização da transmissão do saber objetivo, descaracterizando o professor como alguém que é