educação nao formal
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Atividades Práticas Supervisionadas: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
NOME DO ALUNO: Letícia Penha de Souza
RA: 6751319340 Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambiente não Escolares¨
SOROCABA
Abril / 2014
O que é Educação Não-Formal?
No Brasil entende-se educação não formal, como movimento social de ação coletiva de um grupo organizado, onde essa educação não formal é organizada e estruturada, porém, de maneira flexível e tem por objetivo conseguir mudanças sociais efetivas. Os movimentos sociais auxiliam e contribuem na formação de um cidadão ativo na sociedade. Estes movimentos sociais são considerados por Paulo freire como “a grande escola da vida”.
Segundo Gohn (2010) a educação dentro da temática dos movimentos sociais é amplo e caracteriza-se por todos os processos que envolvem a aprendizagem de novas ideias, valores, comportamentos, atitudes, que assimilados pelos sujeitos sociais, são responsáveis por novas práticas no diário social da comunidade.
A educação não formal institui um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e / ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc.
Considera-se a educação não formal como um campo de conhecimento em construção.