Educação na sociedade atual
Educação na sociedade atual
No livro Didática, o autor José Carlos Libâneo aborda a relação entre a didática e os fundamentos educacionais, onde a didática estabelece a mediação entre o objetivo e os conteúdos de ensino.
No capitulo I, o autor fala sobre as influências da educação com a sociedade e suas responsabilidades de formação de caráter e do desenvolvimento da personalidade.
O professor também é responsável pela contribuição na formação dos cidadãos capazes de transformar a sociedade em que vive. E para isso o professor necessita da formação acadêmica chamada teórica - cientifica e técnico – pratica que se relaciona com a preparação profissional para a docência.
No capitulo III, segundo Libâneo a didática é uma disciplina da pedagogia que estuda o processo de ensino através dos conteúdos escolares. Seus principais elementos são a instrução e o ensino, que seleciona os conteúdos metódicos e consegue estabelecer conexões entre o ensino e a aprendizagem.
O ensino consiste no planejamento e no trabalho do professor com os alunos. Esse processo é definido como seqüências de atividades entre professor e o aluno, e sua finalidade é proporcionar aos alunos melhores meios para assimilarem ativamente os conhecimentos.
As concepções pedagógicas são conhecidas como Pedagogia Tradicional, onde a didática é uma disciplina normativa e a atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria; e a Pedagogia Renovada que valoriza a criança, respeitando suas aptidões individualmente.
No Brasil a Pedagogia Tradicional tem resistido ao tempo e continua prevalecendo na prática escolar. É comum que até hoje as escolas sobrecarreguem os alunos de lições que devem ser decoradas sem questionamento, e o uso de exercícios repetitivos.
Portanto, de acordo com o autor o ensino utilizado não pode ser eficaz apenas na sala de aula, deve manter uma continuidade na vida do aluno e na sociedade em que vive. Porém algumas pessoas não valorizam o