Educação mundial - 3° período
Juan Delval
As relações da escola com sua comunidade
O que vimos até agora é a idéia de que a escola é uma instituição muito fechada em si mesma. Mas se olharmos para o passado e considerarmos que uma das razões pelas quais se procura escolarizar as crianças, é para que tenham uma local onde ficar enquanto seus pais trabalham - Delval 1990. Mas há também inúmeras vozes que defendem a idéia de que a escola precisa abrir para a vida. Com isso uma das coisas que mais devem mudar no futuro da escola é a relação com o entorno social, em que as crianças são mantidas durante algumas horas por dia para evitar que saiam, realizando algumas atividades que se referem à própria escola.
Estuda-se, antes de tudo, para poder passar nos exames, para poder continuar no sistema escolar, mas não para conhecer o mundo. O mundo pode ser conhecido por meio de filmes, televisão, viajando, na rua, na casa. Mas a escola é uma coisa completamente distinta, e só poderá mudar quando se alterar o papel do aluno que por sua vez, contribuirá para mudar a escola e a sociedade, pois das escolas saíram outros tipos de alunos, alunos que entendam o mundo e sejam capazes de pensar a seu respeito de forma autônoma, com idéias próprias.
A escola como centro de cultura aberto a todos
As escolas são instituições que mantém poucas relações, quem não é aluno não costuma visitar os centros educacionais, pois não se oferece nada que possa interessar. Para melhorar essa situação, as escolas deveriam colocar seus recursos a serviço de toda a comunidade. A primeira medida, é que os centros educacionais ficassem abertos por mais tempo, tanto a noite como de dia, pois hoje em dia muitas das escolas de ensino fundamental não oferece atividades extra-escolares para os alunos, mais isso ocorre muito mais no caso dos adolescentes de ensino médio e técnico profissionalizante.
As dependências escolares poderiam ficar abertas para a realização de múltiplas atividades, o que