Educação Lúdica
Não se esqueça de citar ao menos um exemplo de brinquedo, brincadeira e jogo para cada um dos autores.
Alguns quadros estão preenchidos, como exemplos, mas podem ter as informações incrementadas com maiores e mais completos dados pesquisados.
AUTORES BRINQUEDO BRINCADEIRA JOGO INTERAÇÃO SOCIAL
PIAGET Objeto sobre o qual a criança exerce uma ação, experimentando capacidades. A criança estabelece relações a partir das observações. Meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. A brincadeira é livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá.
E a criança se desenvolve de forma integral nos aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais, linguísticos e sociais.
Jogo simbólico = primeiramente é solitário, depois evolui para o estágio sócio dramático Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua volta, à sua maneira, sem compromisso com a realidade;
Na interação com o objeto não há dependência da natureza do objeto, mas da função que a criança atribui;
VIGOTSKY Cria uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a capacidade que a criança possui de desenvolvimento. O brinquedo é o motivo para a ação da criança. A brincadeira cria para as crianças outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz”.
A participação das crianças se inicia na elaboração das regras e continua durante o jogo, o que beneficia a autonomia. É através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança tem oportunidade de desenvolver um canal de comunicação.
DECROLY