educação ludica
Letramento e Alfabetização
Ra:
Ra:
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Professora: Kate Oliveira KumadaSão Sebastião-DF, 06 de Novembro de 2014.
Introdução
Este trabalho ira abordar as técnicas e questões relacionadas ao processo de letramento e alfabetização. Destaca-se no decorrer do trabalho técnicas e explicações do processo de alfabetização. É preciso estimular a criança a dizer o que sente ouvi-la é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes. O ambiente deve ser propício para conversas sobre “valores”, pois funciona mais do que sermão, valorizar o melhor de cada um é essencial, ajudá-lo a crescer, “acreditar”, e assim adquirir o amadurecimento. Esse processo não se resume penas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática. “Estar alfabetizado é...”.
Estar alfabetizado é poder ler escrever interpretar, tendo domínio para saber utilizá-los, não somente quando estamos em ambiente escolar, mas também em nosso dia a dia, é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal. É estar apto a escrever uma carta. É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico. É ter domínio sobre a leitura e a escrita e ainda tem essa ligação entre o que fala e o que se escreve, tem organização no pensamento. Estar alfabetizado envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique e se expresse através dela. (Nayele Guimarães).
O que é Estar alfabetizado? Entendemos como alfabetizado aquele que sabe ler e escrever silaba simples e a partir do momento que os alunos estão decodificando estão