educação Ludica
Por que a criança se prepara para enfrentar obstáculos da vida. É brincando que as crianças aprendem a respeitar o próximo, a não verem as diferenças como impeditivos e a entenderem que somos uma só espécie e conceitos como raça e cor da pele são inúteis e mentirosos. Uma das coisas mais importante ao brincar é que ocorre o desenvolvimento motor.
2-Quais são as brincadeiras do dia a dia de sua infância? Descrever duas brincadeiras ou mais?
Pega-pega, Escondi-Escondi, Mãe da rua, Pular Corda, Roupa- Bandeira, Cabo de Guerra, Vivo ou Morto, Batata Quente, Queimada e Amarelinha.
Escondi- Escondi= No jogo básico inicialmente o grupo elege um dos participantes para ser o ‘perseguidor’. Ele deve fechar os olhos e contar até 20 enquanto os outros jogadores se escondem dentro de uma área já pré-determinada. Quando termina de contar, o ‘perseguidor’ vai atrás dos jogadores escondidos. Quem for visto e tocado por ele está fora do jogo.
Roupa Bandeira= Os participantes são divididos em dois times. Divida o espaço em dois campos de tamanhos iguais - quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira - que pode ser um pedaço de pano ou lençol - no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo.
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Queimada= Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se