Educação infantil
Dewey. Este legado é contraditório, contudo extremamente importante como
Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp. 194-201, Jul/Dez 2001 fundamento para uma visão da educação que se encontra enraizada na expansão da democracia a todas as esferas da vida social.
John Dewey (1859-1952) é geralmente reconhecido como o educador estadounidense mais reputado do século XX. Numa carreira prolífica que trespassou sete décadas (a sua obra completa engloba trinta e sete volumes), Dewey centrou-se num vasto leque de preocupações, sobretudo e de uma forma notável, no domínio da filosofia, educação, psicologia, sociologia e política. Tanto durante a sua vida quanto depois da sua morte, os escritos e as posições públicas de Dewey têm sido sujeitas a uma interpretação e reinterpretação por um sem número de estudiosos. Existe uma literatura suficientemente volumosa sobre ele, ou escrita por ele mesmo, com avaliações profundamente distintas sobre a natureza e impacto do seu trabalho.
Tem sido referido, literalmente, tanto como santo, quanto como pecador, respeitado pelo seu compromisso com a educação progressista e