Educação infantil
Este trabalho aborda temas muito relevantes para educação infantil como: a Concepção da Infância, a indissociabilidade entre cuidar e educar contemplando o RCNEI; a importância de planejar e avaliar no trabalho do professor, a presença do lúdico no contexto e organização do trabalho pedagógico; a oralidade no desenvolvimento da criança e as especificidades dos métodos de alfabetização e ambiente alfabetizador. O professor da Ed. Infantil necessita conhecer a criança, como ela aprende e como constrói seu conhecimento e esta produção textual tem o intuito de explanar sobre esse assunto.
Tanto a concepção de infância como da educação infantil passaram por muitas transformações nos últimos anos. . Por séculos a criança foi vista como um ser sem importância e até mesmo descartável, hoje é considerado um ser histórico e social com suas particularidades.
Essas mudanças exigiram que a educação infantil apresentasse uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, atendendo a criança integralmente, respeitando suas especificidades físicas, emocionais, cognitivas e psicológicas.
O afeto inclui expressividade, a interiorização de certos estados emocionais socialmente elaborados em uma cultura. Contudo, em qualquer atividade humana, afeto e cognição são inseparáveis.
Embora presentes em proporções variáveis, permitem ao indivíduo construir noções sobre objetos, pessoas e situações, conferindo-lhes atributos e valores (Oliveira, 2005, p. 136).
De acordo com as DNEI (resolução CNE/CEB Nº1, de 07/04/99), educar e cuidar são indissociáveis, e devem considerar de forma democrática as peculiaridades das crianças e sua natureza complexa. Para tanto, o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender esta indissociabilidade e promover uma ação