Educação Infantil
Franca, 2014
Um currículo é um conceito variado questionando a seleção escolar, os responsáveis diretos em relação à aplicação na sala de aula. A abordagem do currículo precisa, portanto, ser feita de uma perspectiva histórica. O exercício de planejar, é considerado como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno. O currículo é definido conforme os autores e suas teorias. “O currículo infantil vem para acrescentar as experiências adquiridas pelo aluno na escola, na sua vida familiar e de seu professor.” Piletti (2000) “Acredita que os currículos das escolas devem estar baseados nas atividades e interesses desde o nascimento e em cada fase da vida”. Froebel (1782)
O currículo é de extrema importância para organizar a forma de ensinar, fazendo com que a criança tenha um melhor desempenho em seu aprendizado e que o educador saiba quais os pontos fortes e os pontos fracos de cada criança auxiliando em suas dificuldades.
A relação interpessoal é um destaque de como a criança lida com adultos e outras crianças. A escola é um espaço social com grande número de pessoas, normal que tenha conflitos, porém é de estrema importância que o educador fique atento para que não haja desprezo entre os alunos. “Em relação ao adulto, a criança se entrega a uma espécie de esgrima, jogo destinado a fazer triunfar seus caprichos e sua oposição”. Wallon (1971)
Para isso o educador faz algumas atividades com os alunos para que percebam as diferenças entre as pessoas, e mostrar que cada um deve ser respeitado e valorizado em suas características próprias. Podendo assim elaborar atividades com trabalhos em equipe, propondo que pesquisem diferentes pessoas com altura, peso, raça, idade e recortem as gravuras para montar um cartaz. Assim as crianças vão perceber as diferenças entre as pessoas, e que todos devem respeitos independente de suas características.
As atividades exercitam a