Educação Infantil
A concepção de criança mudou ao longo dos tempos, o olhar voltado à ela e seu desenvolvimento foi se alterando conforme a educação foi ganhando seu espaço e importância na sociedade. Assim com essas mudanças a educação infantil e ensino fundamental ganharam um novo olhar, ou seja, a partir do momento em que a criança é vista como parte integradora da sociedade a educação vai apresentando melhoras e crescimentos.
A criança por muito tempo não foi valorizada na sociedade, conforme sua interação e desenvolvimento dentro da mesma foi ganhando seu espaço, e assim virando parte de um processo fundamental para o desenvolvimento pleno do individuo como ser participativo e integrador.
Partindo desse novo olhar para a criança, a educação infantil teve sua suas mudanças em tratamento e formação do individuo, partindo de que nessa idade a criança não constrói um raciocínio lógico mas que pode ser desenvolvida em outro aspectos sendo estes fundamentais para um melhor desenvolvimento desse individuo nas próximas etapas tanto pessoais como educacionais.
A educação fundamental partiu de uma concepção tradicional colocando o professor no centro da aprendizagem sem valorização do aluno, que aos poucos conforme se teve um novo olhar a criança e sua formação, foram acontecendo mudanças, dando novos caminhos e melhores desenvolvimento na concepção do ensino em tal etapa.
Portanto acreditamos que a educação partiu de uma concepção onde a criança não era o centro da educação e sim o professor, mas, conforme a necessidade e interação da criança com o meio, tais concepções foram mudando e dando espaço para novas ideias, assim, formando e criando novos desenvolvimentos e perspectivas para a educação.