Educação Infantil
RESUMO
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
“Conhecer a história da depressão nos leva a entender a invenção do ser humano como hoje o conhecemos e incorporamos (...). Não se trata de reescrever a história, mas sim de realizar uma análise historico-social, revisitando o tema sob as perspectivas científica, filosófica e poética. Afinal, antigamente os grandes pensadores eram filósofos, teólogos, matemáticos, médicos...”
Depressão, O Mal Do Século: De Que Século? Cintia Adriana Vieira Gonçales e Ana Lúcia Machado; 2010.
“O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações da depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência”
CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À DEPRESSÃO INFANTIL EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM; UM ESTUDO INTRODUTÓRIO; SÃO PAULO; 2007; FABÍOLA MOURA MARTINS
No século em que vivemos estamos presenciando a depressão como o Mal do Século. Todavia a depressão que já foi conhecida como Melancolia já havia em tempos de outrora e, ao longo do século XVII, entrara na moda por pessoas que a consideravam como fonte de inspiração. Os anos 80 já descreviam um quadro de depressão na infância, sua possível ocorrência neste período. Bem, apesar de antiga, a depressão é uma doença que muitos consideram, ainda, como desânimo momentâneo e que depois passa. O problema vem quando este desânimo não passa. Vejamos que se a Depressão afeta a rotina e o organismo de um adulto, imaginemos como também agiria em uma criança, porque muitas vezes esta não possui um vocabulário extenso para expressar-se, a não ser por atitudes em relação a seus sentimentos.
Quem já