educação infantil
Turmas: Maternal, JARDIM I, jardim II e jardim III
Duração: Novembro e dezembro
Justificativa: A escolha desse tema partiu do grande interesse que os alunos demonstraram ter pelas histórias de contos de fadas, com bruxas e lobos, fazendo suas imaginações irem longe. Preparando e estimulando as crianças a novas descobertas, onde aprenderão e desenvolverão novas habilidades e a imaginação. Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também contos do lar, porque neles a gente pode apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite”.
Jakob e Wilheim Grimm, 1812
I-A importância dos Contos de Fadas
As crianças, em seu processo de desenvolvimento, buscam respostas para as seguintes perguntas:
-Quem sou eu?
-Como devo lidar com os problemas da vida?
-De onde eu vim?
-Como o mundo passou a existir?
-Qual é o sentido da vida? Os contos de fadas podem ajudá-las a resolver essas e outras questões pessoais na medida em que atua no consciente e também diretamente no inconsciente da criança.
Todo conto de fadas começa com uma situação problemática real com a qual a criança pode se identificar.
“Esta é exatamente a mensagem que os contos de fadas transmitem à criança de forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca da existência humana, mas que se a pessoa não se intimida, mas pelo contrário, se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominará todos os obstáculos e, ao fim, emergirá vitoriosa”. Objetivos Gerais: Os contos de fadas têm quatro tarefas básicas para cumprir:
1- Possibilitar o desenvolvimento da fantasia na criança;
2- Funcionar como um escape possibilitando trabalhar questões internas das crianças como seus medos, ansiedades e sentimentos