Educação infantil: a importância dos primeiros anos na vida escolar da criança
Entre as inúmeras inquietações que nos acompanham no espaço acadêmico, estão àquelas relativas à efetiva contribuição que podemos oferecer aos nossos alunos. Que conteúdos devem ser explorados? Quais as estratégias mais adequadas para trabalhar os conteúdos? Como oferecer situações de aprendizagem que assegurem um aproveitamento efetivo dos temas desenvolvidos? Como avaliar com mais competência o desempenho dos alunos? Como assegurar a articulação entre teoria e prática? Como acentuar os vínculos com a escola? Essas são algumas das questões com as quais nós educadores nos deparamos ao longo de nossa vida acadêmica e profissional.
Muitas são as transformações pelas quais a educação vem passando. À medida que a humanidade evolui, novas tecnologias e estudos científicos propiciam o desenvolvimento de pesquisas que possibilitam inúmeras descobertas nos mais diversos campos sociais. A educação como um todo, desde suas formas de ensino até a real assimilação de conteúdos por parte dos discentes tem tido especial atenção de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento: Antropologia, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Pedagogia. A Educação Infantil tem sido ponto chave no desenvolvimento de pesquisas neste foco. Uma vez que o conceito de que os primeiros anos na escola são apenas para “brincar” vem sendo apropriadamente substituído pela importância cada vez mais nítida da Educação Infantil na formação inicial do indivíduo. "Os primeiros anos de vida são verdadeiramente de educação. A construção da inteligência, a aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes são desenvolvidos nesta fase e valem por toda a vida", explica a professora Maria Irene.
Atualmente o mundo vem despertando para a importância da Educação Infantil que até pouco tempo atrás era tida como de menor importância. Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o